Acetofen

Princípio ativo: paracetamol
Classe: analgésicos / antipireticos

Como analgésico-antipirético. O paracetamol está indicado para aliviar dores leves ou moderadas e para reduzir a febre. Só proporciona alívio sintomático; quando for necessário, deve-se administrar uma terapia adicional para tratar a causa da dor ou da febre.
O paracetamol tem uma atividade antiinflamatória mínima e não alivia os sinais da inflamação ocasionada pela artrite; não pode ser utilizado como substituto do ácido acetilsalicílico, de outros salicilatos, nem de outros antiinflamatórios não-esteróides, para o tratamento da artrite reumatóide. No entanto, pode ser utilizado para aliviar a dor ocasionada pela osteoartrite leve.
O paracetamol pode ser utilizado quando a terapia com ácido acetilsalicílico não for aconselhável ou for contra-indicada, por exemplo, em pacientes que recebem anticoagulantes ou uricosúricos, hemofílicos ou pacientes com outros problemas hemorrágicos e naqueles com enfermidade do trato gastrintestinal superior ou com intolerância ou hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico.

O paracetamol pode provocar reações adversas nos diferentes sistemas orgânicos, porém a mais temida reação é a hepatotoxicidade. Embora de incidência extremamente rara, há relatos de êxito letal devido a fenômenos hepatotóxicos provocados pelo paracetamol.
Pode ocorrer reação de hipersensibilidade, sendo descritos casos de erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, broncoespasmo, angioedema e choque anafilático.
Outras reações de incidência rara:
- discrasias sangüíneas (agranulocitose, anemia hemolítica, neutropenia, leucopenia, pancitopenia e trombocitopenia );
- hepatite (aparecimento de cor amarela nos olhos e pele);
- hipoglicemia;
- icterícia;
- lesões eritematosas na pele e febre;
- hematúria ou urina turva, micção dificultosa ou dolorosa, diminuição brusca da quantidade de urina.
Em pacientes com comprometimento metabólico, ou mais susceptíveis, pode ocorrer acidúria piroglutâmica.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.