Dolantina

Princípio ativo: cloridrato de petidina

DOLANTINA está indicada nos estados de dor e espasmos de várias etiologias, tais como: infarto agudo do miocárdio, glaucoma agudo, pós-operatórios, dor conseqüente a neoplasia maligna, espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal, biliar, urogenital e vascular, rigidez e espasmos do orifício interno do colo uterino durante trabalho de parto e tetania uterina.
DOLANTINA pode ser empregada, ainda, como pré-anestésico ou como terapia de apoio ao procedimento anestésico.

Especialmente após a administração endovenosa podem ocorrer efeitos vagotrópicos, tais como bradicardia, hipotensão, broncoespasmo, miose, soluço, náusea e mais raramente vômito. Estes normalmente regridem com a administração de pequenas doses de atropina. Pode ocorrer também taquicardia especialmente após o uso endovenoso.
Após aplicação por via endovenosa, podem ocorrer dor e eritema no local da aplicação.
Como reações adversas a nível periférico podem ocorrer alterações da micção e obstipação intestinal.
A nível central pode ocorrer sedação, euforia, depressão respiratória, confusão mental e tonturas.
Podem ocorrer convulsões, especialmente em pacientes recebendo altas doses de DOLANTINA e em casos de alterações pré-existentes da função renal e de aumento da suscetibilidade à convulsões.
A utilização de DOLANTINA durante a gestação pode afetar o recém-nascido sendo que pode haver depressão respiratória do mesmo após o parto. Por esta razão, o recém-nascido deve ficar em observação por no mínimo 6 horas após o nascimento. Se houver depressão respiratória poderá ser administrado antagonistas opiácio (ex.: naloxone).
Em casos raros podem ocorrer reações de hipersensibilidade e até choque anafilático após a administração de DOLANTINA. Caso isto ocorra deve-se tomar as medidas terapêuticas clássicas, quais sejam: decúbito lateral, desobstrução de vias aéreas, assistência respiratória, administração de simpatomiméticos e corticóides em altas doses.
Posteriormente recomenda-se a utilização de expansores de volume tais como: albumina humana, HAEMACCEL(R) ou soluções hidroeletrolíticas balanceadas.
Outras medidas como inalação de oxigênio, respiração artificial, uso de anti-histamínicos e/ou cálcio podem ser empregadas a critério médico.

Bula completa

Produto Apresentação Preço Máximo em SP
Dolantina 50 Mg/ml Sol Inj Ct 5 Bl X 5 Amp Vd Inc X 2 Ml R$ 82.10


× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.