Etopos

Princípio ativo:

Controle das seguintes neoplasias: tumores testiculares: em esquemas quimioterápicos combinados de primeira linha, com procedimentos cirúrgicos e/ou radioterápicos apropriados. Tumores testiculares refratários: em combinação com outros agentes quimioterápicos aprovados, em pacientes com tumores testiculares refratários que já tenham sofrido cirurgia adequada, tratamento quimioterápico e radioterápico apropriados. Tumores anaplásicos de pequenas células do pulmão: em combinação com outros agentes quimioterápicos aprovados como primeira linha de tratamento, evidências preliminares demonstram que Etopos pode ser eficaz também em outros tipos de células de carcinomas pulmonares. Doença de Hodgkin: linfomas malignos (não Hodgkin): especialmente da variedade histiocítica. Leucemia aguda não-linfocítica.

Toxicidade hematológica: mielodepressão é a mais freqüente reação limitante da dose, com a contagem de granulócitos mais baixa ocorrendo do 7º ao 14º dia, e a contagem mais baixa de plaquetas ocorrendo do 9º ao 16º dia, após a administração da droga. A recuperação da medula óssea se completa normalmente por volta do 20º dia, e não há informes de toxicidade cumulativa; leucopenia e leucopenia grave (menos de 1.000 leucócitos/mm3); trombocitopenia e trombocitopenia grave (menos 50.000 plaquetas/mm3). A ocorrência de leucemia aguda com ou sem fase pré-leucêmica foi relatada em pacientes tratados com etoposido, em combinação com outros agentes antineoplásicos. Toxicidade gastrintestinal: náuseas e vômitos que podem ser normalmente controlados com terapia antiemética. Anorexia e estomatites em pacientes que receberam etoposido intravenoso. Mucosite/esofagite, de leve a severa, podem ocorrer diarréia. Alopecia reversível, às vezes progredindo até a calvície total. Observou-se hipotensão temporária após administração intravenosa rápida e esta reação não foi associada à toxicidade cardíaca ou alterações eletrocardiográficas. Não foi observada nenhuma hipotensão tardia. Reações alérgicas: reações do tipo anafilática caracterizada por arrepios, febre, taquicardia, broncospasmo, dispnéia e/ou hipotensão, Essas reações têm normalmente respondido logo após a suspensão da administração de Etopos e uso subseqüente de agentes apropriados como vasoconstritores, corticosteróides, anti-histamínicos ou expansores de volume. Observaram-se reações agudas fatais associadas com broncospasmos. Hipertensão e/ou rubor facial também têm sido relatados. A pressão sangüínea geralmente se normaliza dentro de poucas horas após o término da infusão. Reações do tipo anafiláticas podem ocorrer com a dose inicial de Etopos. O uso de etoposido causa, segundo informe, neuropatia periférica. O uso associado de sulfato de vincristina pode possivelmente aumentar esta neuropatia. Outras toxicidades: as seguintes reações têm sido raramente informadas: toxicidade do sistema nervoso central (sonolência e fadiga), hepatotoxicidade, persistência de sabor, febre, erupções, pigmentação, prurido, urticária, dor abdominal, constipação, disfagia, cegueira cortical temporária e um único informe de dermatite semelhante à causada por radiações.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.