Fenozan

Princípio ativo:

Tratamento sintomático de crises agudas da asma. Profilaxia da asma induzida por esforço. Tratamento sintomático da asma brônquica e outras enfermidades com constrição reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica, enfisema e transtornos broncopulmonares (silicose, bronquiectasias, tuberculose, carcinoma brônquico) e na bronquite espástica da criança. É interessante considerar-se a adoção de um tratamento antiinflamatório concomitante. Para eliminação do broncospasmo agudo antes da terapia por aerossol com corticosteróide, secretomucolíticos, soluções salinas fisiológicas e cromoglicato dissódico, para favorecer a penetração destas substâncias nas pequenas vias aéreas.

Em geral, Fenozan é bem tolerado. Efeitos indesejáveis freqüentes são atribuídos ao produto como leves tremores dos músculos esqueléticos e nervosismo. Menos freqüentes são taquicardia, inquietação, vertigens, palpitações, fadiga, cefaléia, sudorese, secura da boca e transtornos ventriculares do ritmo cardíaco. O tratamento com beta 2-agonistas pode resultar numa hipocalemia potencialmente grave. Restrições e cuidados que devem ser considerados: como ocorre com outros medicamentos, no 1º trimestre de gravidez, o bromidrato de fenoterol somente poderá ser utilizado sob prescrição médica estrita. O mesmo é valido no período imediatamente anterior ao parto, devido ao efeito tocolítico da substância, recomenda-se evitar o uso do bromidrato de fenoterol, sobretudo em altas doses, em pacientes com infarto do miocárdio e graves alterações vasculares ou cardíacas de origem orgânica. Recomenda-se precaução em casos de diabetes melito descompensado, glaucoma de ângulo fechado, feocromocitoma, hipertensão arterial. - Uso geriátrico: o produto poderá ser usado por pessoas acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.