Ferrin

Princípio ativo: ferro
Classe: antianemicos

A ingestão de dietas com baixo conteúdo de ferro e as situações fisiológicas em que há demanda excessiva deste íon são as principais causas de anemias ferroprivas. Os lactentes, particularmente os alimentados com leite de vaca "in natura" ou com leites pulverizados não enriquecidos, são mais susceptíveis à anemia ferropriva pelo baixo aproveitamento do ferro contido nestes alimentos e principalmente pela capacidade dos laticínios promoverem na criança sangue oculto nas fezes. Os prematuros são predispostos a apresentarem anemias ferroprivas, pois não foram capazes de armazenar este íon nos últimos meses de gestação. Gestantes e Lactantes necessitam de ferro quase que rotineiramente
pelo consumo excessivo que a gravidez e a lactação exigem.

Dependendo da sensibilidade individual, os sais ferrosos podem produzir diarréias em 5% dos pacientes e obstipação em cerca de 10%. Estas manifestações em adultos são mais frequentes com doses superiores à 200 mg de ferro elementar. Dores epigástricas podem ocorrer em 7% dos casos com doses em torno de 200mg e em 20% dos casos quando se administram doses próximas a 400mg.
Fezes escuras são acontecimentos comuns na terapêutica com sais de ferro e pode ser utilizada inclusive como indícios do cumprimento da prescrição, não se devendo interromper a terapêutica por seu aparecimento.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.