Mexitil

Princípio ativo: mexitil
Classe: antiarritmicos

Tratamento de arritmias ventriculares com sintomatologia grave e(ou) com risco de vida iminente.

Em alguns casos, sobretudo no início do tratamento, conforme a dose e a sensibilidade individual, podem ocorrer náuseas, vômitos, distúrbios digestivos, sensação de sabor desagradável, dores articulares, sonolência, disartrias, diplopias e outros distúrbios da visão, tontura, tremores, parestesia, ataxia, convulsões, confusão mental, hipotensão, bradicardia sinusal, fibrilação auricular, palpitações e, raramente, aumento da atividade ectópica ventricular. Se a dose oral for administrada com quantidade insuficiente de líquido, pode ocorrer, excepcionalmente, ulceração esofágica. Em casos raros podem ocorrer transtornos hepáticos reversíveis (p. ex.: aumento das transaminases). Foram relatados alguns casos de erupção cutânea. Em casos raros foram relatados: síndrome de Stevens-Johnson, fibrose pulmonar e leucopenia. Como ocorre com outros antiarrítmicos, Mexitil pode potencializar as arritmias. Mexitil pode alterar a capacidade de reação, prejudicando a condução de veículos ou o manuseio de máquinas, sendo este efeito ainda maior com a ingestão simultânea de álcool. - Interações medicamentosas: a associação de Mexitil com outros antiarrítmicos (propranolol, amiodarona ou quinidina) pode potencializar o efeito sobre o sistema de condução e bombeamento do coração. Todos os medicamentos que influenciam o peristaltismo podem alterar a absorção de Mexitil. Os opiáceos podem retardar a absorção de Mexitil. Como Mexitil é metabolizado no fígado, as substâncias que afetam a função hepática podem alterar a concentração de Mexitil. No tratamento simultâneo com substâncias que provoquem uma inibição de enzimas hepáticas, pode ser necessária uma redução da dose de Mexitil. Na associação com substâncias indutoras do metabolismo enzimático, tais como, a rifampicina, fenitoína e o fenobarbital, torna-se necessário aumentar a dose de Mexitil, devido à degradação aumentada. Mexitil aumenta a concentração plasmática da teofilina e cafeína.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.