Neolapril

Princípio ativo:

Tratamentos da hipertensão essencial, da hipertensão renovascular e da insuficiência cardíaca congestiva. Estudos de tratamento a longo prazo com Enalapril têm relatado que este medicamento exerce proteção da função renal em pacientes diabéticos com nefropatia. Além disso, este medicamento não provoca reações adversas sobre o controle metabólico do diabetes ou de lipídios e é de grande vantagem para pacientes hipertensos diabéticos insulinodependentes, uma vez que um terço de tais pacientes apresenta nefropatia diabética.

As reações adversas durante a terapia com Enalapril são, normalmente, brandas e transitórias, todavia, a interrupção do tratamento por tais motivos tem ocorrido em cerca de 3 e 6% dos pacientes com hipertensão e ICC, respectivamente, devido, principalmente, à tontura, dor de cabeça, hipotensão e erupção cutânea. Dor de cabeça, tontura e fadiga são os efeitos mais comuns no tratamento da hipertensão. Hipotensão sintomática, distúrbios renais e aumento da concentração sérica de potássio são as reações mais comuns em pacientes com ICC. Efeitos no sistema nervoso: além dos efeitos já mencionados, citam-se ainda: vertigem, nervosismo, parestesia, astenia, sonolência e, raramente, hiperestesia da mucosa oral, depressão do SNC, pesadelos, confusão e ataxia. Efeitos no sistema gastrintestinal: diarréia, náuseas, dor abdominal, vômitos, estomatites, dispepsia, ulceração da mucosa oral, íleo paralítico, melena, anorexia, glossites, boca seca, flatulência, pancreatite, hepatite e icterícia. Efeitos no sistema cardiovascular: palpitações; dor no peito; acidente vascular cerebral; taquicardia, possivelmente secundário à hipotensão excessiva em pacientes de alto risco; embolia; infarto; e edema pulmonar; angina de peito; infarto do miocárdio. Raramente, são relatados bradicardia e fenômeno de Raynaud. Efeitos no sistema renal: dores nos flancos, oligúria, uremia, glicosúria e proteinúria são relatados raramente. Efeitos dermatológicos e reações de hipersensibilidade: erupção cutânea, normalmente maculopapular, com ou sem febre, ou dor articular e, raramente, com urticária. Efeitos no sistema respiratório: tosse improdutiva, dispnéia, broncospasmo e angioedema. Se o angioedema estiver envolvendo língua, glote ou laringe, pode causar obstrução das vias aéreas que, por sua vez, pode ser fatal. Efeitos hematológicos: neutropenia e agranulocitose. Outros: alteração do paladar, alopecia, ginecomastia e cansaço não habitual.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.