Welleferon

Princípio ativo: interferon alfa-n1
Classe: antileucemicos / antivirais

WELLFERON ® é indicado para o tratamento de pacientes com leucemia de células pilosas e hepatite B. WELLFERON ® é indicado para o tratamento de pacientes com hepatite B crônica.

WELLFERON ®, em comum com outros interferons alfa, é um mediador altamente ativo de ocorrências biológicas, e seu uso pode estar associado a sérias reações adversas, especialmente quando doses mais altas são administradas. As reações adversas mais freqüentemente relatadas com o uso de WELLFERON ® e de outras preparações com interferon alfa são: febre, calafrios, ocasionalmente rigidez, cefaléia, mal-estar e mialgia, todas semelhantes aos sintomas da gripe. Estas reações adversas agudas podem ser normalmente reduzidas ou eliminadas pela administração concomitante de paracetamol e tendem a diminuir com a continuidade do tratamento. Entretanto, contrastando com isto, a continuidade do tratamento pode levar à letargia, fraqueza e fadiga, acompanhadas de anorexia e perda de peso. Os interferons alfa apresentam um efeito supressor sobre a medula óssea que conduz a uma queda na contagem de glóbulos brancos (especialmente de granulócitos), na contagem de plaquetas e, menos comumente, na concentração de hemoglobina. Adicionalmente, ocorrem anomalias no mecanismo de coagulação sangüínea. Estes efeitos podem levar a um aumento no risco de infecção e hemorragia. Podem ocorrer nítidos efeitos sobre o sistema nervoso central; eles incluem eletroencefalogramas anormais com atividade de onda lenta em excesso, grave depressão, confusão, apatia e coma. Ocasionalmente, podem ocorrer ataques que, em crianças, são precipitados por febre. Houve alguns relatos de distúrbios de movimento (inclusive disfunção extrapiramidal e do cerebelo) em pacientes com câncer em tratamento com WELLFERON ®. A administração de interferons alfa pode ocasionar hipotensão, hipertensão ou arritmias em certos indivíduos. Ocorrências cardiovasculares graves, relatadas em pacientes em tratamento com interferons alfa, incluem infarto do miocárdio, acidente cerebrovascular e isquemia periférica. Náusea, vômito e diarréia ocorrem esporadicamente. Os interferons alfa podem levar a uma elevação nas enzimas hepáticas; isso é normalmente transitório, mas ocasionalmente é claro e persistente. Em ocasiões muito raras relatou-se necrose hepática.

Bula completa

× Atenção: Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento. O conteúdo disponibilizado por este site não pode em hipótese alguma substituir uma consulta médica. Tomar remédios ou iniciar tratamentos sem acompanhamento pode ser extremamente perigoso para sua saúde.
A Remediopédia tem como objetivo proporcionar informações sobre medicamentos de forma clara e objetiva. A Remediopédia não se responsabiliza pelo mal uso das informações disponibilizadas aqui.